COLONOSCOPIA

Colonoscopia em Taguatinga
Agendar Colonoscopia

COMO É FEITO O EXAME?

Preparo para Colonoscopia

AGENDE O EXAME DE COLONOSCOPIA PELO (61) 3351-0639 OU NO FORMULÁRIO ABAIXO:

Nome:

Telefone:

E-mail:

Seu Convênio:



Perguntas Frequentes sobre Colonoscopia

O QUE É A COLONOSCOPIA?

A colonoscopia é um exame cujo o objetivo é permitir que o médico possa olhar diretamente para dentro do cólon (intestino grosso). Para tal, usamos um aparelho endoscópico chamado colonoscópio.

O colonoscópio é um longo e fino tubo flexível, com comprimento que pode chegar até aproximadamente 185cm e um diâmetro que varia entre 1,0 e 1,3 cm.

A colonoscopia é feita através da introdução do colonoscópio pelo ânus e progressão do mesmo até o início do cólon e final do intestino delgado.

Na extremidade do colonoscópio há uma microcâmera que transmite as imagens para um monitor, permitindo que o médico veja e grave o que ocorre dentro do intestino grosso. Os últimos centímetros do colonoscópio são articulados e podem girar em vários ângulos, para facilitar a visualização de todo o interior do cólon.

O colonoscópio também permite que o médico introduza uma espécie de pinça, que pode ser usada para retirar, por completo ou parcialmente, lesões suspeitas, como pólipos.

QUAIS AS RAZÕES PARA SE FAZER UMA COLONOSCOPIA?

Como a colonoscopia permite a visualização direta do interior do intestino, ela costuma ser indicada como meio diagnóstico para uma variedade de condições do trato intestinal. As razões mais comuns para se indicar a realização de uma colonoscopia são:

Exame de rastreio para o câncer de cólon.

Investigação de sangramento intestinal

Investigação de alterações nos hábitos intestinais, como diarreia persistente.

Investigação de anemia por carência de ferro

Como exame de acompanhamento de pessoas com pólipos intestinais

Investigação de dor abdominal crônica e sem causa aparente

Confirmação de resultados anormais em exames não invasivos, como radiografias, tomografia computadorizada ou ultrassonografia.?

O EXAME DE COLONOSCOPIA DÓI?

O nosso intestino parece um daqueles balões de festa vazio. Seu interior é oco, mas as paredes ficam “coladas” umas nas outras. Para que o colonoscópio possa entrar e visualizar as paredes do intestino grosso em todos os ângulos é preciso provocar uma insuflação do mesmo. Por isso, enquanto o colonoscópio vai sendo introduzido ele vai ao mesmo tempo jogando ar (gás carbônico, na verdade) para dentro, descolando, assim, as paredes e permitindo sua progressão

O desconforto que a colonoscopia provoca é devido ao ar usado para inflar o cólon. O paciente costuma sentir cólicas, que podem ser mais fortes ou mais fracas dependendo de cada caso. Como injeta-se ar para dentro do intestino, durante o exame o paciente frequentemente sente vontade de eliminar flatos (soltar pum). Não é preciso ter vergonha e não se deve tentar impedir a saída desses gases. Na verdade, a eliminação do ar ajuda o médico a ter ideia do quanto você tolera a insuflação, permitindo que ele a controle de modo a que o exame seja menos incômodo.

Há pessoas que acham a colonoscopia um exame muito desconfortável, enquanto há outras que o toleram sem problemas. Isso é muito individual, mas depende também da habilidade do médico.

COMO É A SEDAÇÃO NA COLONOSCOPIA?

A colonoscopia pode ser feita sem sedação, com sedação leve ou com sedação mais profunda. Quando uma sedação mais profunda é desejada, geralmente um anestesiologista é chamado para acompanhar o exame.

O grau de sedação é decidido de acordo com o nível de ansiedade do paciente, da sua capacidade de colaborar durante o exame e das condições do seu estado clínico. Pacientes obesos, com doenças cardíacas ou pulmonares, por exemplo, toleram mal sedações mais agressivas. O ideal é sempre realizar o exame com o mínimo de sedação necessário para que o paciente sinta-se bem e permita a realização adequada da colonoscopia. Em geral, os pacientes ficam sonolentos, mas mantêm-se acordados.

Antes do exame, pergunte ao seu médico como ele planeja realizar a sua sedação.

PREPARO PARA COLONOSCOPIA

Colonoscopia em TaguatingaAntes de colonoscopia, o cólon deve estar completamente limpo para que o médico possa ver a mucosa do cólon sem interferências. A maioria dos pacientes considera a preparação mais desagradável do que o exame em si.

O seu médico deve lhe dar instruções específicas sobre como se preparar para a colonoscopia. É comum você receber um kit com instruções de como proceder. Certifique-se de ler as instruções com antecedência para poder entrar em contato com o médico em tempo hábil caso surja alguma dúvida.

O preparo começa com uma dieta livre de alimentos sólidos por 1 a 3 dias. Para limpar o cólon, é habitual a utilização de um laxante forte para tomar na noite anterior ao exame. Alguns médicos também indicam a realização de um enema para ajudar na limpeza. O objetivo é mesmo causar uma forte diarreia, de modo a que não sobre restos de fezes no cólon, capazes de atrapalhar a colonoscopia. Não programe nada fora de casa na véspera do exame. Você vai estar com uma grande diarreia, precisando ir ao banheiro frequentemente para evacuar.

É importante que você beba bastante líquido na véspera. Os mais indicados são:

– Suco de frutas coado.

– Água.

– Café puro.

– Chá comum.

– Bebidas esportivas, como Gatorade.

– Gelatina.

Deve-se evitar refrigerantes, leite ou qualquer líquido de coloração avermelhada.

Agendar Colonoscopia

Veja também este excelente vídeo mostrando como é o exame de COLONOSCOPIA e mostrando mais detalhes e informações que podem tirar muitas das suas dúvidas. O vídeo é em ingles, contudo como é um desenho animado é facil entender sobre o exame.

Localização e Contato

Endereço: Centro de Excelência Anchieta 6º Andar | Central de Atendimento: (61) 3351-0639
Horário de Funcionamento: Consultórios de 2ª a 6ª de 8 às 18hs

Colonoscopia
5 (100%) 4 votes