Agende sua ENDOSCOPIA

Dia do Exame:

Exame de ENDOSCOPIA
Consulta com Gastroenterologista

A ENDOSCOPIA Digestiva Alta, chamada apenas de Endoscopia, é um exame cujo objetivo é visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal, composta pelo esôfago, estômago e o duodeno (primeira porção do intestino delgado). O exame é feito com um aparelho chamado de endoscópio, um longo e fino tubo flexível, que possui uma câmera e luz na sua extremidade.

Exame de Endoscopia Taguatinga
Agende sua Endoscopia
Preparo para Endoscopia

PREPARAÇÃO PARA ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

Agendar Endoscopia de Taguatinga DF

O paciente que tem uma endoscopia digestiva alta programada não deve se alimentar nas 4 a 8 horas que antecedem o exame. O tempo certo será decidido pelo gastroenterologista, de acordo com a situação clínica do paciente. Água pode ser ingerida até 2 horas antes do procedimento. É importante que o estômago esteja vazio para que não haja risco do paciente vomitar durante o exame e para que o médico possa visualizar todo interior sem ser atrapalhado por restos de alimentos.

A maioria dos medicamentos pode ser mantida até o momento da endoscopia, devendo apenas se ter o cuidado de tomá-los com pequenos goles de água para não chegar na hora do exame com o estômago cheio. Alguns remédios podem necessitar de ajustes na dose, tais como medicamentos para a diabetes, devido ao jejum que deve ser feito por até 8 horas antes da endoscopia.

A decisão de suspender medicamentos antiplaquetários ou anticoagulantes deve ser individualizada, tendo em conta o risco de hemorragia durante a endoscopia. Os pacientes que usam aspirina em dose baixa geralmente não precisam suspendê-la antes do procedimento.

Não é preciso tomar antibióticos antes de se fazer uma endoscopia digestiva, mesmo nos pacientes com risco de endocardite infecciosa.

Obviamente, se a endoscopia for indicada de urgência, como nos pacientes com sangramento digestivo ativo, o exame acaba sendo realizado sem preparo algum.

O que é endoscopia?

A endoscopia digestiva alta, frequentemente chamada apenas de endoscopia, é um exame cujo objetivo é visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal, composta pelo esôfago, estômago e o duodeno (primeira porção do intestino delgado). O exame é feito com um aparelho chamado de endoscópio, um longo e fino tubo flexível, que possui uma câmera e luz na sua extremidade.

Para que serve a Endoscopia?

A endoscopia digestiva serve para o diagnóstico de doenças do esôfago, estômago e duodeno, onde há visualização direta do órgão, e também para realização de biópsias e eventualmente é utilizada para tratamento de sangramento digestivo ou retirada de corpo estranho ingerido.

Quando fazer a endoscopia digestiva alta?

A indicação para realização do exame deve ser feita após consulta médica, sendo as principais indicações, os pacientes que apresentam sintomas dispépticos, como dor ou queimação do estômago, saciedade precoce (perda do apetite após início da refeição) e plenitude pós-prandial (sensação de estufamento após as refeições), devendo-se identificar ainda os sinais de alarme como: sangramento digestivo, anemia, emagrecimento contínuo, entalo frequentes, vômitos persistentes e história de câncer da família. Indicado para pacientes com sintomas de refluxo gastroesofágico, e uma séria de patologias, que necessitem de avaliação endoscópica do trato gastrointestinal, sempre depois de uma avaliação clínica minuciosa.

Como é feita a endoscopia digestiva alta?

A endoscopia é exame relativamente rápido, com duração total de 10 a 20 minutos. Não é preciso ser internado e o paciente pode voltar para casa logo após o final do exame. Para se realizar a endoscopia digestiva, o paciente é colocado de lado e uma veia do braço é puncionada para administração de medicamentos sedativos e analgésicos, podendo ser acompanhado com médico anestesiologista ou não. Um protetor bucal de plástico costuma ser colocado entre a boca e o endoscópio para impedir o paciente de mordê-lo.

Como é o Endoscópio?

É um aparelho manuseado pelo médico, é um longo e fino tubo flexível. Possui uma câmera de alta resolução e uma fonte de luz própria, que serve para iluminar o interior dos órgãos. O aparelho também é capaz de aspirar e injetar água para limpar secreções para melhor visualização direta dos órgãos.

Quando tempo dura a endoscopia digestiva alta?

O procedimento dura de cinco a 20 minutos, dependendo das áreas que serão analisadas.

Endoscopia digestiva alta em gestantes?
O exame não traz problemas para a mãe e nem para o feto, porém os medicamentos usados durante o procedimento podem interromper a gestação ou causar malformações. Converse com seu médico sobre a real necessidade do exame neste momento.

Localização e Contato

Endereço: Centro de Excelência Anchieta 6º Andar | Central de Atendimento: (61) 3351-0639
Horário de Funcionamento: Consultórios de 2ª a 6ª de 8 às 18hs

Google site