Azia, sensação de estufamento e náusea são alguns dos sintomas associados às doenças gastrointestinais, como a síndrome do intestino irritável, gastrite, úlcera péptica, entre outras.
Mas o que poucas pessoas sabem é que a má alimentação, assim como o tabagismo e o sedentarismo, é um dos fatores que contribuem para o surgimento ou agravamento do quadro dessas doenças, que afetam o sistema digestivo e outros órgãos responsáveis por auxiliar na digestão, como o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar.
Em decorrência disso, as funções digestivas e de absorção de vitaminas e sais minerais, nutrientes fundamentais para a saúde, são diretamente prejudicadas, o que pode desencadear anemia, desidratação e enfraquecimento dos ossos.
Para auxiliar uma prática alimentar mais saudável, trouxemos nesta matéria uma lista dos alimentos que devem ser evitados e incorporados no dia a dia para manter a saúde do trato gastrointestinal.
Alimentos que devem ser evitados
– Frituras;
– Alimentos industrializados;
– Temperos picantes;
– Condimentos;
– Chocolate;
– Refrigerantes;
– Café.
Alimentos que evitam ou aliviam os sintomas das doenças gastrointestinais
– Frutas, como mamão e abacaxi;
– Água e chás;
– Azeite;
– Oleaginosas, como as castanhas e amêndoas;
– Cereais integrais;
– Massas à base de farinha de arroz;
– Vegetais.
Praticar uma dieta saudável, rica em fibra, é importante para manter o trânsito intestinal funcionando corretamente e evitar o surgimento das doenças gastrointestinais. Além disso, é necessário observar as reações do corpo ao ingerir qualquer alimento ou bebida, a fim de identificar o surgimento de sintomas e procurar um médico especialista.
Sobre o Centro Digestivo de Brasília
Com um corpo clínico especializado, o Centro Digestivo de Brasília trata doenças que necessitam de intervenção cirúrgica, bem como consultas com especialistas de diversas áreas e exames relacionados ao sistema digestivo. Nossa equipe médica é preparada para atender a todos os pacientes com qualidade, inovação e, acima de tudo, humanidade. Agende sua consulta: (61) 3351-0639 | (61) 3563-1194 | (61) 98611-3968 (WhatsApp).